Aprovados 10,6 milhões em apoios a mais de três mil empresas

Aprovados 10,6 milhões em apoios a mais de três mil empresas

Maio 26, 2020

Já foram aprovados 10,6 milhões de euros em apoios no âmbito do programa Adaptar, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Economia, esta terça-feira. Este valor corresponde ao apoio a 3.465 empresas e os montantes começaram a ser pagos na segunda-feira, dia 25 de maio.

Até ao momento, revela a tutela, foram “dadas ordem de pagamento no valor de 1,2 milhões de euros”.

De sublinhar que o programa Adaptar tem como objetivo apoiar as empresas para a “adaptação aos novos modelos de funcionamento nesta fase de reabertura de grande parte da atividade económica nacional, garantindo o cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias”, lembra o gabinete do ministro Siza Vieira.

No caso das microempresas (até 10 trabalhadores), o Adaptar contempla um apoio em 80% a fundo perdido para despesas entre os 500 e os 5.000 euros, sendo elegíveis as realizadas desde 18 de março, data da declaração do estado de emergência.

Na segunda-feira, a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, defendeu que a verba do programa Adaptar para apoiar microempresas na higiene e na segurança, devido à pandemia de covid-19, deve subir de 50 para 100 milhões de euros.